terça-feira, 1 de maio de 2007

CIENTISTAS CONFESSAM A EXISTÊNCIA DE DEUS

CHARLES DARWIN (1809-1882) – naturalista:
“Posso dizer-vos que a impossibilidade de considerar este magnífico universo, que contém o nosso ‘eu’ consciente, como obra do acaso, é para mim o principal argumento em favor da existência de Deus” (em carta datada em 2/04/1873).
“Devo dizer-vos que em vosso livro Pretensões da Ciência expressastes a minha profunda convicção, e mesmo mais eloqüentemente do que eu saberia fazê-lo, isto é, que o universo não é e nem pode ser obra do acaso”. (em carta datada 3 de julho de 1881 a seu amigo W. Graham).
“Por piores que fossem as crises que atravessei, nunca desci até ao ateísmo, nunca neguei a existência de Deus”.


ISAAC NEWTON (1642-1727) – descobridor da Lei da Gravitação:
“Esta elegantíssima coordenação do sol, das estrelas, dos planetas e dos cometas não pode ter outra origem que o plano e o império do Ser dotado de inteligência e de poder, que tudo domina, não como alma do mundo, mas como o Senhor de todas as coisas, eterno, infinito, onipotente, onisciente” . / "Na ausência de qualquer outra prova, um único polegar me convenceria da existência de Deus".




CARLOS LINEU (1707-1779) – naturalista, considerado o fundador da botânica moderna:

“O Deus eterno, o Deus imenso, sapientíssimo e onipotente passou diante de mim. Eu não vi o seu rosto, mas o resplendor de sua luz encheu de assombro e admiração a minha alma. Tenho estudado aqui e ali as marcas de sua passagem entre as criaturas, e em todas as suas obras, inclusive nas mais pequeninas, nas mais imperceptíveis, que poder, que sabedoria, que imensa perfeição”.



WILLIAM THOMPSON – físico inglês:
“Provas brilhantes de uma ação inteligente multiplicam-se em torno de nós e, por vezes, dúvidas metafísicas nos afastam temporariamente destas idéias, elas voltam com uma força irresistível. Elas nos ensinam que todas as coisas vivas dependem de um Criador e de um Senhor Eterno”.






FRANCIS BACON
“Pouca ciência afasta o homem de Deus; muita ciência a deus conduz”.



ALBERT EINSTEIN (1879-1955) – físico alemão:
“ Todo aquele que se dedica ao estudo da ciência chega a convencer-se de que nas leis do Universo se manifesta um Espírito sumamente superior ao do homem, e perante o qual nós, com os nossos poderes limitados, devemos humilhar-nos”.“Minha religião consiste numa humilde admiração do Espírito superior ilimiável que se revela nos pequeninos detalhes que somos capazes de perceber com as nossas mentes frágeis e débeis. Esta convicção profundamente emocional da presença duma força inteligente, superior, que é revelada pelo universo incompreensível, forma a minha idéia de Deus”.



ANDRÉ-MARIA AMPÉRE (1775-1836) – físico:
“Passa a figura deste mundo; se te nutrires de suas vaidades, passarás como ele. A verdade de Deus para sempre permanece. Deus meu! que são todas estas ciências, todos estes raciocínios, todas estas geniais descobertas, todos estes vastos pensamentos que o mundo admira e de que tão avidamente lhe sacia a curiosidade? Na verdade, não são mais que coisas vãs. Estuda, sem precipitação. Estuda as coisas deste mundo, pois é dever de tua condição, mas conservando os olhos fixos na luz eterna. Escuta os sábios, presta porém sempre ouvidos aos doces acentos da voz teu celestial Amigo. Escreve só com uma mão. Com a outra apega-te a Deus, como o menino se apega à vestimenta de seu pai... Assim permaneça, minha alma, de hoje em diante, sempre unida a Deus e a Jesus Cristo! Abençiai-me, meu Deus!” (em seu diário).

LUÍS CAUCHY (1789-1857) – matemático francês:
“Cultivai com ardor as ciências abstratas e naturais; estudai a matéria; desvendai ante nossos olhares admirados as maravilhas da natureza; explorai, se puderdes, todas as partes deste universo; pesquisai depois nos anais das nações, nas histórias dos povos antigos; consultai em toda a superfície do globo os velhos monumentos dos séculos passados. Muito longe de me assustarem estas pesquisas, eu sempre mais as provocarei, animá-las-ei com meus esforços e votos. Nunca temerei que a verdade se possa achar em contradição consigo mesma, ou que os fatos e documentos por vós acumulados possam jamais achar-se em desacordo com as Sagradas Escrituras”.




ZOÓLOGOS, ANATOMISTAS E NATURALISTAS.


ETIENNE GEOFFREY SAINT-HILAIRE - zoólogo:
“Chegando a este limite, o cientista desaparece, e fica só o homem religioso para compartilhar do entusiasmo do santo profeta, exclamando com ele: Os céus proclamam a glória de Deus!”







HERVÉ FAYE (1814- 1902) – astrônomo francês:
“O que nos comove quando erguemos os olhos ao céu, o que nos arranca um momento do círculo de nossas preocupações materiais, o que em nós desperta o pensamento com a admiração, é a doce claridade do dia, é este sol radiante, com sua luz e seu calor animando a natureza inteira; são estas estrelas de que tão graciosamente é marchetada a abóbada celeste, e que à agitação do dia fazem suceder a calma e a serenidade da noite (...) Negar a Deus seria como deixar-se cair dessas alturas sobre a terra! Estes astros, estas maravilhas da natureza seriam obra do acaso! Nossa inteligência seria efeito da matéria, que por si só teria principado a pensar! Que imenso absuro!”

THOMAS ALVA EDISON (1847-1931):
“Ao senhor Eiffel, arquiteto desta torre: Sou um homem que admira todos os engenheiros do Universo; mas que profunda admiração tenho pelo maior de todos eles, que é Deus!”








OERSTED (1777- 1851) - descobriu a ação da eletricidade sobre o fluído magnético:

“Todo estudo aprofundado da Natureza leva a Deus. Tudo o que existe é obra incessante de Deus, obra em que a infinita perfeição de sua sabedoria imutável imprimiu seu sigilo. E esta ação perpétua da divina sabedoria e sua eterna identidade consigo mesma que a observação científica batiza com o nome de leis da Natureza... A contemplação do mundo estrelado nos deve ensinar que nada somos diante de Deus, mas que somos alguma coisa por sua bondade.”





WERNER VON BRAUN (1912-1977) - físicos nuclear:
“Não se pode de maneira nenhuma justificar a opinião, de vez em quando formulada, de que já não precisamos crer em Deus. Somente uma renovada fé em Deus pode provocar a mudança que salvará o nosso mundo da catástrofe. Ciência e religião são, pois, irmãs e não pólos antitéticos”.







ERNESTO SIEMENS (1816- 1892):
“Quanto mais profundamente penetramos neste domínio das forças da Natureza, tão harmonioso e regulado por leis imutáveis, e ao mesmo tempo tão longe de ser por nós plenamente compreendido, tanto mais nos sentimos leva dos a nos refugiar na modéstia e humildade, tanto mais acanhado nos parece o círculo de nossos conhecimentos, tanto mais vivamente aspiramos a sempre mais haurir nesta fonte inesgotável do saber e do poder, tanto mais, finalmente, cresce nossa admiração e sobe nossa gratidão para com a infinita Sabedoria reguladora que dirige todo o Universo.” (num congresso científico em 1886)JURIEN DE LA


GRAVIÉRE – botânico:
“Dir-se-ia, na verdade, que a Botânica tem tido sempre o privilégio de formar santos e sábios. E uma ciência de certo modo impregnada pelo perfume das flores. Curvada sobre a relva, ela nunca teve a pretensão de escalar o céu; ela se contenta em admirar humildemente o Criador em suas obras!” (num de seus discursos).

MAX PLANK (1858-1947) - criador da teoria dos quanta e Prêmio Nobel de 1928:


“Para onde quer que se dilate o nosso olhar, em parte alguma vemos contradição entre Ciências Naturais e Religião; antes, encontramos plena convergência nos pontos decisivos. Ciências Naturais e Religião não se excluem, naturalmente, como hoje em dia muitos crêem e receiam, mas completam-se e apelam uma para outra. Para o crente, Deus está no começo; para o físico, Deus está no ponto de chegada de toda a sua reflexão.”

CARNALDI – químico italiano:
“Tu existes, porque a operação química se efetua pela aproximação das moléculas, e esta força coerciva não depende delas, mas de um princípio extrínseco — depende de Deus!”JAMES


MAXWELL (1831-1879) – físico escocês:
“Deus Todo-poderoso, que criaste o homem à tua imagem e lhe deste uma alma que pudesse te procurar e reinar sobre as criaturas, ensina-nos a perscrutar as obras de tuas mãos de tal modo que saibamos submeter a terra para nossas necessidades e ao mesmo tempo fortalecer nosso espírito para teu serviço. Concede-nos que recebamos tua santa Palavra com fé naquele que mandaste para nos ensinar a ciência da salvação e a remissão de nossos pecados. Nós o pedimos em nome do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor.” (em palestra na Sociedade Real de Londres).



AUGUSTO DE LA RIVE (1801- 1873) – outro físico francês:
”Se alguma coisa aprendi nos longos anos de estudo, que foram um dos maiores encantos de minha vida, é que Deus continuamente opera, é que sua mão que tudo criou vela sobre todo o universo. A Providência, que mantém em equilíbrio as forças da natureza, que dirige os astros em suas órbitas, olha também sobre cada um de nós. Nada nos acontece sem especial licença daquele que nos guarda; nesta convicção profunda descansa em paz a minha alma.”


A.S. EDDINGTON (1882- 1946) - físico britânico:
“A Física moderna leva- nos necessariamente para Deus.”

PASCUAL JORDAN (1902-1980) - físico alemão:
“O progresso moderno removeu os empecilhos que se opunham à harmonia entre ciências naturais e cosmovisão religiosa. Os atuais conhecimentos de ciências naturais já não fazem objeção à noção de um Deus Criador.”

HUMPHRY DAVY (1778-1829), químico inglês, o descobridor do potássio e do sódio:“O verdadeiro químico vê a Deus em todas as formas diversas do mundo exterior... E assim, à medida que contemplar a variedade e beleza do mundo exterior e lhe penetrar as maravilhas científicas, saberá sempre se elevar até a Sabedoria infinita, cuja bondade lhe permite provar as alegrias da ciência; tornar-se-á melhor ao mesmo tempo que mais sábio. A influência da fé sobrevive a todas as alegrias terrestres; fortifica-se, ao passo que nossos órgãos se enfraquecem e nosso corpo se dissolve; ela surge como a brilhante estrela da tarde no horizonte da nossa vida, e temos a certeza de que ser-nos-á ela um dia a estrela da manhã, cujo resplendor iluminará as sombras da morte.”

MICHEL EUGENE CHEVREUL (17864889) - químico francês:
“Eu estou convencido da existência de um Ser Divino, criador de uma dupla harmonia: a harmonia’que rege o mundo inanimado, revelada pela ciência da mecânica celeste e pela ciência dos fenômenos moleculares, e a harmonia que rege o mundo inanimado. Nunca fui materialista em nenhuma época de minha vida, porque só um néscio pode acreditar que esta dupla harmonia bem como o pensamento humano, tenham sido efeito do acaso.”H. SPEMANN (1869-1941) - zoólogo alemão e Prêmio Nobel de 1935:
“Quero confessar que, durante as minhas pesquisas, muitas vezes tenho a impressão de estar num diálogo em que meu interlocutor me parece com Aquele que é muito mais sábio. Diante desta extraordinária realidade, o pesquisador é sempre tomado por uma profunda e reverente admiração.”

CRUVELHIER – anatomista:
“Diante desta maravilhosa organização onde tudo foi previsto e coordenado com inteligência e sabedoria infinitas, qual é o anatomista que não se sente tentado a exclamar com Galeno: Um livro de Anatomia é o mais belo hino que é dado ao homem entoar em honra do Criador”.



AGASSIZ – perito em História Natural:
Falando acerca do mundo, disse ser “a manifestação de um pensamento poderoso e fecundo, é prova de uma bondade infinita e sábia, é a demonstração mais palpável de um Deus pessoal, primeiro Criador de todas as coisas, regulador de todo o universo e dispensador de todos os bens.”


LAMARCK:
“A natureza não é Deus. Ela é o produto sublime de sua vontade onipotente.”VAN BENEDEN:
“O Sumo Artífice concebeu a obra da Criação; concebê-la e criá-la foi uma coisa só; cada parte dela é a execução do pensamento divino realizado no tempo e no espaço. Levantemos estátuas aos benfeitores e sábios da humanidade, mas não nos esqueçamos do quanto devemos Aquele que resumiu tantas maravilhas em um grãozinho de areia, e um mundo de prodígios numa gota d’água.”


MOREUX:
“Estou-me correspondendo com os diretores dos observatórios astronômicos de todo o mundo, e posso dizer que todos eles crêem em Deus.”


H. MADIER (1794- 1874) - astrônomo alemão:
“Um autêntico pesquisador da natureza não pode ser ateu, pois quem tão profunda mente mergulha seu olhar na obra de Deus e tem oportunidade de contemplar a eterna sabedoria, é impelido a dobrar os joelhos diante da ação do Espírito Supremo.”

HERSCHEL - astrônomo, descobridor do planeta Urano:
“Quanto mais se estende o campo da Astronomia, tanto mais numerosas e inabaláveis se tornam as demonstrações da existência eterna de uma inteligência criadora e onipotente; os geólogos, os astrônomos, os naturalistas trouxeram todos a sua pedra para este grande templo da ciência — templo levantado ao próprio Deus.”

FR. DESSANER (1881-1963) - biofísico alemão:
“O fato de que nos últimos setenta anos o curso das descobertas e invenções nos interpela poderosamente, significa que Deus, o Criador, nos fala mais alto e mais claro do que mediante pesquisadores e inventores.”

Um comentário:

Anônimo disse...

apesar da serteza do cada um fala.
pelas maravilhas que nos sercam so mente uma declaraçao dessa so pode ser verdadeira.
pela consistencia da criaçao de algo maravilhozo que nos obiserva e tem totyal controlhe de cada situaçao que nos arodeia.